quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Patronato São José (Instituto)

Desde 1940 Monsenhor Inácio Nogueira Magalhães, padre de Camocim, onde o mesmo sonhava em fundar, um patronato para as crianças carentes.
No dia 31 de Outubro de 1949, no salão paroquial, com a comissão para o patronato e varias pessoas da cidade, a família Severiano Morel, sobre a orientação do Sr. Vicente Morel, fez aos filhos de São Vicente de Paula (Irmãs de Caridade) a doação da casa com um vasto terreno no valor de CR$30,000, que recebeu de herança de seu progenitor José Severiano Morel, para a instalação do patronato.
No dia 19 de Março de 1950, foi inaugurado oficialmente o Patronato São José, diante do povo de das autoridades da cidade. Após dois anos o Monsenhor Inácio viu seu sonho frustado, por falta de religiosas. As filhas de São Vicente de Paula, desistiram da promessa feita de virem a assumir a direção do Patronato. Tendo em vista essa desistência, o Monsenhor Inácio viajou para o Rio de Janeiro, em novembro de 1952, com a finalidade de conseguir religiosas para vir assumir a direção do Patronato. Já no ano de 1953, dessa vez foi para a congregação na pessoa de nossa querida Madre Josefa Maria de Aquiraz, supervisora geral na época. Ela veio a Camocim passando quatro dias, tendo em vista as boas condições do local, ela prometeu que enviaria irmãs em janeiro do ano seguinte.
No dia 23 de Janeiro de 1954, chegaram na cidade, no avião da companhia “REAL” as 18h45, acompanhada de Nossa Superiora Geral, Madre Josefa Maria de Aquiraz, as irmãs Ermelinda Maria de Cururupu – MA; Mariana Maria de Belém – PA; Stella Maria de Itapipoca – CE; Antônia Maria de Camocim – CE; elas vinham assumir a direção.
Somente no dia 14 de fevereiro as irmãs se instalaram no prédio, tendo sido hospedes durante 22 dias da família Brito. O sobradinho em que elas residiram foi construída no seculo XIX, se localizava ao lado do patronato, que foi doado por uma família de Granja – CE, o senhor Manoel Evangelista Soeiro e sua mulher Maria José Soeiro.
Com a chagada das irmãs o patronato foi crescendo em números de alunos. Aos poucos vai necessitando ser ampliado, para a instalação do ginásio chamado Imaculada Conceição, sendo anexado ao patronato São José com 25 alunos. Em 08 de Dezembro de 1958, deu-se a festa de entrega de certificado da primeira turma de Humanistas no Ginásio, que iniciou em 18 de Agosto de 1954.
Embora tendo começados os serviços educacionais na casa doada, já era hora de realizar construções que melhorassem a condição do local, mas faltava dinheiro, então surgi as doações vindas de pessoas amigas, tais como: Murilo Aguiar Rocha, Sr, José Torquato, todos os empresários da capital cearense, eles mandavam todo o material e uma quantia mensal de CR$50, para a mão de obra.
Hoje o patronato se chama, Instituto São José, seu perfil hoje é de uma escola católica, comprometida com a evangelização e libertação, reflete-se no empenho de desenvolver uma politica educacional, conforme o compromisso cristão, em face aos apelos da realidade e prioridade da igreja, testemunhando os valores evangelicos-franciscanos de alegria, acolhimento, serviço, fraternidade e justiça, contando diretamente com o serviço de orientação religiosa – SOR, fazendo circular, em toda a vida e atividade do colégio, os princípios do cristianismo, contribuindo assim para a formação de cristãos comprometidos com o Reino de Deus. Tudo isto conforme a filosofia das irmãs educadoras consagradas ao reino de libertação, amor, justiça e paz, impresso no nosso PROJETO EDUCATIVO-MARCO REFERENCIAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário