sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Bandeira de Camocim




A bandeira é um símbolo que identifica a municipalidade e, por isso, é criada por lei e, como tal, a explicação de sua concepção também é objeto do ato jurídico. Em nosso caso, a bandeira atual foi institucionalizada pela Lei Municipal Nº 331 de 20 de Maio de 1976, transcrita abaixo.
                            

LEI MUNICIPAL Nº 331, DE 20 DE MAIO DE 1976
DISPÕE SOBRE A BANDEIRA E AS ARMAS DO
MUNICÍPIO DE CAMOCIM E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Art. 1º - A Bandeira de Camocim é formada por três faixas verticais, sendo a do centro de cor amarela e as laterais azuis. Ao centro da faixa amarela se encontram as armas do município de Camocim.

Art. 2º - Considerado o módulo arbitrário “M” serão observadas, na bandeira, as seguintes proporções: A altura correspondente a 14m, a largura 20m, as faixas laterais 14m x 05,5m e a faixa central 14m x 9m. O escudo no centro será de 5m x 4m.

Art. 3º - A faixa cor azul nacional representa o infinito que cobre com sua beleza o município de Camocim e a faixa central amarela simboliza a riqueza, o solo e o valor de seu povo.

Art. 4º - As armas do município de Camocim serão representadas por um escudo português cortado, tendo a parte superior dividida ao meio onde encontramos em fundo branco um ramo com três cajus em cor natural (esquerda) e no espaço à direita, em fundo também branco, uma palma de carnaúba em cor natural, ambos representando as riquezas agrícolas do município. Na divisão inferior notamos o céu em cor azul, o mar em verde água, uma jangada em amarelo, o sol nascendo no horizonte com seus raios em cor amarelo, simbolizando a pesca, fonte de renda do município, a jangada é a fibra e a coragem de seu povo e o sol a fé e esperança no futuro. Com apoio do escudo, dois ramos de algodão em cor natural, também riqueza da terra, e acima, como timbra, uma estrela em cor azul, representando a sede do município de Camocim.

Art. 5º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Paço da Prefeitura Municipal de Camocim
Em 20 de Maio de 1976

Fonte: Camocim Pote de Histórias / Biblioteca Municipal. Foto digitalizada pelo Blog Camocim Online em 26/09/2009. Com a colaboração de Ayla Sousa, com Modificações de Pesquise em Camocim.
Anterior Proxima Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário