segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A Chegada da Eletricidade Em Camocim


A chegada da luz elétrica numa comunidade foi sempre festejada como sinal de progresso, anunciadora dos tempos de modernidade para o lugar. Em Camocim não poderia ser diferente. Inicialmente provida por uma usina à óleo diesel (foto abaixo), o grande sonho dos camocinenses na época era a luz elétrica vinda diretamente das Cachoeiras de Paulo Afonso, como atesta o relato do saudoso Monsenhor Inácio Nogueira Magalhães. Acompanhemos:

"28 de Dezembro

No dia 28 de Dezembro de 1969 no meio do regozijo de toda população camocinense na Praça da Estação foi inaugurada oficialmente a iluminação elétrica da cidade de Camocim, fornecida pela energia proveniente das grandes turbinas da Cachoeira de Paulo Afonso - Bahia. Após o grande comício, onde discursaram muitos oradores, inclusive o Governador do Estado Plácido Aderaldo Castelo realisou-se no grande salão de recreio do Patronato um grande banquete, onde se registraria bom numero de convivas, quer da cidade local, quer de outras localidades".
  
A energia elétrica de Camocim até o final dos anos 1960 era gerada por dois motores à óleo diesel instalado neste prédio,localizado na  esquina das ruas General Tibúrcio com 24 de Maio. O fornecimento de energia se dava no intervalo das 18:00h às 23:00h.

Informamos ainda que a energia elétrica em Camocim foi também explorada pela Prefeitura Municipal, tendo um motor instalado atrás do prédio da mesma. Os pedidos de ligação eram feitos através de requerimento diretamente ao Prefeito. A Companhia de Força e Luz de Camocim - CFLC (foto) que também explorou o serviço era uma empresa privada comandada pela Família Cela, sendo Fernando Cela seu gerente.

Fonte: 3º Livro de Tombo da Paróquia de Bom Jesus dos Navegantes. 1962-1989, p.15.  / Camocim Pote de Historias 
Foto: CFLC. Antonio Carlos P. dos Santos

Anterior Proxima Página inicial

Um comentário: