terça-feira, 20 de novembro de 2012

O ELEITOR MAIS VELHO DE CAMOCIM




 Sr. Carlos Salu aguardando o momento de votar. Foto: Francisco Rocha.

Com a colaboração do amigo professor Francisco Rocha, estamos publicando seu texto referente ao Sr. Carlos Salu que, aos 104 de idade compareceu à mesa receptora de votos na última eleição:
A proeza de captar essa imagem exigiu-me muita habilidade, já que as autoridades da mesa (seção eleitoral) não me permitiram registrar o momento em que esse senhor  com 104 anos de história, deu um exemplo de cidadania, comparecendo à seção para votar. Sentado, o Sr. Carlos Salu aguarda com expectativa enquanto a mesária procura seu nome na folha.
Considerado o eleitor mais velho do Brasil, até que se prove o contrário, o Sr. Carlos Gomes de Oliveira - Carlos Salu, foi uma figura emblemática nessas eleições no município de Camocim-CE. No dia 7 de Outubro de 2012, quando compareceu à seção para votar, o mesmo estava com exatos 104 anos, 2 meses e 3 semanas. D.N.: 17/07/1908. Lúcido, apenas com deficiência auditiva, mas com uma visão de criança, assinou seu nome, ficou na cabine eleitoral sozinho, votou certo e consciente, tendo um acompanhante apenas por segurança.
O Sr. Carlos é digno de nosso respeito e admiração pelo seu belo exemplo de cidadania. Enquanto muitos que tem a metade de sua idade não querem mais votar e outros bem mais jovens ainda, que, mal acostumados com a cultura da corrupção, só querem votar se receberem algo em troca, este senhor, agricultor aposentado, viúvo, com 104 anos 2 meses e 21 dias no dia da eleição, morador na localidade de Tapuio, sudoeste do município, distante 36 quilômetros da sede, faz questão de vir exercer seu louvável papel de cidadão, votando em quem acredita ser melhor para dirigir os destinos do município. Acompanhá-lo até a seção foi uma honra! Foi um voto histórico e a proeza que “Seu Carlos”, com mais de um Século de história conseguiu, não é pra qualquer um, e o invejável quadro de saúde que o mesmo apresenta, indica que na próxima eleição teremos um eleitor em Camocim com 106 anos de vida!
Esse registro é uma pequena homenagem que faço a esse mais que merecedor amigo da família, amigo do meu pai e... meu querido, meu velho, meu amigo Carlos Gomes de Oliveira – Carlos Salu!

Camocim Pote de Histórias / Prof.: Francisco Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário