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Fachada da Estação |
Arquitetura de estilo eclético, datada de 1881. Obra tombada pelo Patrimônio Estadual. Em administrações anteriores abrigou a Casa de Cultura e Desporto do município, o Campus de Difusão Tecnológica da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, e atualmente abriga a Prefeitura Municipal de Camocim.
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Galpão da Antiga Estação |
A ESTAÇÃO: Os primeiros habitantes de Camocim remontam ao final do século XVIII. Tornada porto pela habilidade de Gabriel Rocha em conduzir qualquer navio pela barra, a cidade foi crescendo rapidamente. "A 3 de outubro de 1857, foi concedido a Tomas Dixon Lowden, pelo Governo Imperial, privilégio por 50 anos para construir uma estrada de ferro de Camocim até Ipu. Em 19 de junho de 1878, o Governo Imperial voltou a olhar o problema da construção da estrada de ferro, autorizando os estudos e construção do trecho de Camocim a Sobral. À tarde do dia 24 de julho do mesmo ano, os habitantes de Camocim foram agradavelmente surpreendidos com a entrada, no porto, do vapor Guará, conduzindo a ilustre comissão de engenheiros encarregada dos trabalhos da estrada referida. A população camocinense recebeu a comissão aludida com grande demostração de alegria e, em favor da deficiência de domicílios, algumas famílias cederam os seus, para abrigar os engenheiros e foram habitar em palhoças. A 5 de agosto de 1878, tiveram início os estudos para a construção da estrada de ferro. A 26 de março de 1879, realizou-se com assistência do Presidente da Província e solenidade de estilo, o assentamento do primeiro trilho da estrada de ferro em Camocim, sendo convidado, pelo Dr. Rocha Dias, para bater o primeiro grampo, o Dr. José Júlio de Albuquerque. Compareceram ao ato todas as autoridades de Granja e Camocim, além de elevado número de pessoas gradas. A inauguração do primeiro trecho da Estrada de Ferro de Sobral, entre Cmocim e Granja, numa extensão de 24,5 quilômetros, ocorreu no dia 15 de janeiro de 1881, dois anos após o início dos trabalhos. A antiga capela de Camocim, que por muitos anos serviu de matriz, foi iniciada em 1880 obedecendo à planta e direção do Engenheiro José Privat, primeiro diretor da Estrada de Ferro de Sobral (...)" (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959). A estação de Camocim foi, então, inaugurada em 1881 como ponto inicial da E. F. de Sobral. O município havia sido criado em 1879. Seu porto se desenvolveu mais ainda com a ferrovia. Por volta de 1949, consta que o governador do Ceará tentou extinguir o ramal de Camocim, e ouve um levante popular contra essa atitude. O levante acabou adiando a extincão do ramal, se é que realmente era esse o objetivo do Governador. Na verdade, parece que o que ele queria era fechar o porto, o que acabaria por levar à supressão do ramal, que perderia muito movimento, e, na época, a ferrovia era praticamente a única fonte de suprimentos e de transporte para Camocim. De qualquer forma, até janeiro de 1976, pelo menos, o Guia Levi ainda acusava o tráfego de trens de passageiros na linha de Camocim a Oiticica. Em 1978, já não mais. "Conheci o engenheiro que arrancou os trilhos deste ramal. Em 1980 ele era o Engenheiro Residente em Tirirical, em São Luiz, portanto a linha deve ter sido tirada bem antes disso" (Coaraci Camargo, 2005). "Essa locomotiva Whitcomb Endcabe 650 hp - U.S.A, de n° 612, escreveu uma página negra na história ferroviária do ceará. No ano 1951, na linha sul (Estrada de Ferro de Baturité) ao sair de Quincoê buscando Fortaleza, tombou com um trem de passageiros com saldo de 200 mortos (extra oficial). Somente ela e um vagão permaneceram nos trilhos. Nesse ponto da fotografia iniciava-se a linha no rumo de Sobral, a antiga Estrada de Ferro de Sobral. Adiante a uns 300 m ficavam à direita as oficinas mecânicas e à esquerda o depósito de carros e o leito do rio Coreaú. Note os lambrequins em seu beiral preservadíssimos. Na foto (abaixo, de 2006), o antigo pátio de Camocim. Ao fundo a gare e a estação. À direita o deposito de carros e por trás deste os armazéns do porto. À esquerda a casa da administração e mais à diante sem visualização as oficinas. Nessa estrada carroçável saíam os trilhos rumo Sobral. E na foto das ruínas da oficina (também abaixo), as ruínas das oficinas mecânicas em Camocim resistem ao tempo. Perceba, longe e ao fundo, restos dos portais do depósito de locomotivas, olhando para a gare. E no plano maior, as oficinas olham para o rio Coreaú. A sua frente passavam os trilhos do pq. de manobras da 5° divisão buscando Sobral. No pé da foto, vestígios da velha rotunda. Ainda de pé, definha o velho depósito de carros. Em seu interior passavam três trilhos com valas para os serviços de manutenção. Está edificado a 50m adiante da gare, à esquerda" (Ney Robinson, 12/2006). "A locomotiva no. 612 da Rede de Viação Cearense (RVC) era uma Whitcomb (USA) de rodagem C-C. A história é a seguinte: durante a época da sua dieselização e eletrificação, a Viação Férrea Federal Leste Brasileiro (VFFLB), da Bahia, adquiriu 15 dessas locomotivas em 1949, recebidas em Salvador naquele mesmo ano. Entretanto, durante os testes e início de sua operação na Bahia, em 1949-50, essas locomotivas tendiam a "abrir a bitola" das linhas da Leste Brasileiro, tornando-se sub-utilizadas. Como a VFFLB já era uma ferrovia pertencente ao antigo DNEF (Departamento Nacional de Estradas de Ferro, precursora da RFFSA), essas 15 locomotivas foram transferidas para a Rede de Viação Cearense e operaram por lá até a sua baixa - não sei ao certo, mas devem ter sido baixadas na década de 1970"
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Trem da Empresa Ferroviria R.V.C, na Estação de Camocim |
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Uma das Primeiras Foto Tirada apos a Construção da Estação Ferroviaria. |
Essa máquina (RVC - 612) era a que vinha tracionando o trem de passageiro por ocasião do grande acidente ocorrido em Piquet Carneiro na manhã do dia 17 de dezembro de 1951.
ResponderExcluirOSMAR LUCENA FILHO - Memorialista.
Piquet Carneiro-CE