Principais Pontos Turísticos

Praia de Camocim

Último dos municípios do litoral oeste, Camocim é uma cidade centenária, com intenso movimento cultural. Sua população é estimada em 60.000 habitantes. Do seu litoral, a atração fica para Tatajuba, uma praia que guarda seus encantos naturais intactos e todo o primitivismo de aldeia de pescadores. A praia de Camocim também é de grande beleza, formada pelo conjunto do Rio Coreaú, dunas, mangues e ilhas ao longo do rio. No Carnaval, Camocim recebe milhares de visitantes e garante a alegria dos foliões como um dos principais pontos da festa no Ceará. A indústria é a atividade principal, acompanhada pela pesca e o comércio. Toda a arquitetura da cidade é representada por casarões e bens públicos do século XIX.

Estuário do Rio Coreaú

Partindo de Camocim subindo o rio Coreaú percorremos seu estuário com belos manguezais e diversas ilhas, que estendem-se por cerca de 20 Km, num excelente cenário para passeios de barco e prática de esportes náuticos. Nos passeios de barco vislumbramos entre os manguezais caranguejos e aves marinhas, alem da beleza das salinas. Vias de acesso: BR 222; Ce 165 ou Ce 071

Ilha da Testa Branca (Ilha do Amor)

A ilha da testa branca, também conhecida como ilha do amor, localizada em frente à cidade, contém manguezais, dunas e praias, sendo muito visitada por banhistas que cruzam o rio Coreaú de barco para desfrutar de agradável banho de mar, de caminhadas e de esqui nas dunas, alem de saborear deliciosos caranguejos nas barracas da praia.
Da ilha tem-se uma bucólica visão da cidade, com casas à beira mar, os barcos ancorados próximo à borda da calçada que margeia o rio, e os coqueirais emoldurados pelo lindo céu azul.

Praia das Barreiras

A Praia das Barreiras, na foz do rio Coreaú, a 3 Km do centro de Camocim, nos oferece uma visão panorâmica a partir de suas falésia elevadas, de onde vislumbram-se o mar aberto, grande parte da costa leste do município, até a praia das Imburanas, as alvas dunas da ilha da Testa Branca, os manguezais da foz do rio e a orla marítima da cidade. Porto pesqueiro - leste.




Praia do Farol do Trapiá

Distante 2 Km da praia das Barreiras encontramos a praia do Farol do Trapiá, onde existe uma barraca de praia com infra-estrutura completa, contando com restaurante de comidas típicas, especialmente frutos do mar.

Praia de Maceió

A 15 Km do centro de Camocim, dos quais 9 Km em estradas de piçarra, a partir do lago Seco, está a praia de Maceió, onde localiza-se a aprazível vila de pescadores com o mesmo nome, que tem lindos coqueirais, casas de veraneio e uma extensa praia com areia batida pelo mar. Recentemente foram instalados bares, restaurantes e barracas sendo cada vez maior a freqüência a esta praia.

Praia das Caraúbas 

Totalmente virgem, a praia das Caraúbas, situada entre a praia do farol do Trapiá e a Praia de Maceió, só possui um local especial para os amantes do Ecoturismo. Seguindo-se pela orla marítima são 12 Km da sede até a praia.

Praia da Barrinha

Como o próprio nome diz Barrinha vem de uma formação avermelhada de barreiras oriundas do sangradouro do lago das Cangalhas que desemboca na praia. Suas areias brancas e vermelhas formam um visual todo especial ao lugar. No lugar habitam apenas 23 pescadores que se fixaram ao redor do imenso coqueiral existente no local que fica a 21 Km de Camocim. Acesso só com bugue ou veículo com tração nas 4 rodas, a partir da Praia de Maceio.

Praia da Tatajuba

Localizada no lado oeste do município, entre Camocim e Jericoacara, a praia da Tatajuba é um dos mais belos paraísos tropicais do Nordeste. Cercada de dunas brancas, coqueiros e vastos manguezais, a praia lembra um paraíso perdido. O Morro Branco existente no lugar é uma das dunas mais altas do litoral cearense. Entre dunas, mar e o Laguinho da Torta, e sem energia elétrica, a praia da Tatajuba é habitada por 745 moradores que residem em 166 casas, divididas em três setores: Vila de São Francisco, Vila Nova e Nova Tatajuba. A partir de Camocim o percuso até Tatajuba pode ser feito pela orla marítima, cruzando-se a foz do rio Coreaú. A praia faz parte de uma grande área de preservação ambiental (APA). Acesso só com bugue ou veículo com tração nas 4 rodas - 40 km.

Praia das Imburanas

Totalmente virgem, a praia das Imburanas, localizada entre Camocim e Tatajuba, é outra área apropriada para o desenvolvimento do turismo ecológico. É também uma barra onde a vegetação coberta de mangues e dunas dá um colorido todo especial. O acesso é difícil, o turismo aventuroso é que vale a pena. Acesso de barco ou balsa - 75 km - oeste.







Praia do Guriú
Fica a margem do riacho Guriú, transponível por balsa e canoa. É uma vila pacata de pescadores no alto de uma duna fixa. Tem coqueirais, mangues e uma reta e larga faixa de areia branca e fofa.








Lago Seco
Lago urbano localizado no perímetro da cidade, bastante freqüentado por banhistas e praticantes de esportes náuticos.









Praia do Xavier
Uma das mais belas praias de Camocim, localizada a 29KM do centro da cidade, composta de uma pequena vila de pescadores e uma bela extensão de praia que vai até a Barra dos Remédios, no extremo com o município de Barroquinha.